REDE LIVRARIA

quinta-feira, 27 de maio de 2010

A LEI DO AMOR

O AMOR AO PRÓXIMO É O CUMPRIMENTO DA LEI.
Em Romanos 13. 8-10 está escrito:

A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros: porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Com efeito: Não adulterarás: Não matarás: Não furtarás: Não darás falso testemunho: Não cobiçarás: e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.

A palavra é clara, quem ama cumpriu a lei, e aqui fala de toda a lei, pois conforme diz "se há algum outro mandamento...", ou seja, toda a lei se resume em amar ao próximo, nisto podemos afirmar que: Quem ama ao próximo não adulterará, não matará, não roubará, não mentirá, não cobiçará, se alguém ama ao seu próximo, então a guarda simbólica de um dia também é satisfeita pelo amor, e se você cumpriu toda a lei amando, não precisa ficar preocupado com aquele sábado que você não guardou, ou com um domingo em que não foi a igreja, ou com algum outro ritual litúrgico que você não cumpriu em nome do amor, pois todos os dias já foram satisfeitos na tua reconciliação com Deus, e tendes paz com Ele todos os dias.

Quanto ao amar a Deus, este é satisfeito amando ao próximo: Se alguém diz: Eu amo a Deus, e aborrece ao seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus ame também a seu irmão 1º João 4.20,21.

Como deve ser a maneira de amar o meu próximo? O amor com que devemos amar aos outros deve ser como o do exemplo de Deus, ou seja, não devemos esperar que o outro nos amasse para amá-lo, nem tão pouco amar apenas àqueles que nos amam, mas primeiramente amá-lo e dar demonstração desse amor, veja: "Nisto está a caridade, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou o seu filho para propiciação pelos nossos pecados. Amados, se Deus assim, nos amou, também nós devemos amar uns os outros." 1º João 4.10,11. Alguém pode amar aos seus inimigos? Deus nos amou ainda quando nós o ofendíamos com os nossos pecados, éramos inimigos de Deus. Quando uma pessoa quer perdoar, ou demonstrar um sentimento de amizade, ou de amor para com a outra, ela o faz através de ações e gestos que podem ser grandes ou parecer simples, mas que têm um valor especial, como dar um bom dia, ou oferecer de presente algo que o outro goste, ou oferecer pão àqueles que têm fome, compadecendo-se dos necessitados nas suas aflições. Assim Deus ofereceu o seu próprio filho.
Lembre-se que Deus é o teu maior amigo.
Nada o impediu de dar demonstração desse amor.
Tudo isso para deixar claro que deseja a tua amizade.
"Nós amamos a ele porque ele nos amou primeiro." 1º João 4.19.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...