Disse-lhes Jesus: Vinde, jantai.
João 21.12a.
João 21.12a.
Um convite para jantar é a melhor oportunidade de aproximação entre as pessoas, quando comemos juntos nos tornamos íntimos de alguém, e quem convida faz menção de interesse na amizade do convidado. Façamos uma análise social do papel da comida nos relacionamentos, e veremos que: quem convida deseja alimentar, e quem aceita o convite deseja saciar a fome. Saciada a necessidade das pessoas ter-se-á, a partir daí, mais do que convidados, teremos amigos. Quando Jesus convida alguém para comer e beber revela a vontade de Deus: fazer amizade com o homem, e lhe conceder a oportunidade de ter intimidade com Ele.
A fome é uma das carências mais dolorosas da humanidade, e a falta de alimentos para quem tem fome chega a ser alucinante, o faminto tem a princípio uma tremenda inquietação física, que se for prolongada resultará num amortecimento, pouco a pouco da sua atividade, seguida da falência múltipla dos órgãos vitais.
Alimentar o seu povo e saciá-lo sempre foi propósito de Deus, pois em toda a sua palavra nós o encontramos cuidando da alimentação que será servida no jantar, na criação Ele produz os alimentos, no deserto envia o maná e as codornizes, na parábola da grande festa o convite é para todos, Jesus disse a seu respeito: eu sou o pão vivo que desceu do céu, e quem comer de mim jamais terá fome. Podemos Perceber claramente nessas passagens o caráter do Senhor como aquele que deseja prover todas as nossas necessidades, tanto físicas como espirituais.

Os melhores momentos da vida de Jesus, aqui na terra, foram compartilhados com as pessoas a mesa, ele participou tanto da mesa de pessoas importantes, como da mesa das pessoas discriminadas pela sociedade, os pecadores, como alguém que diz: eu vou à sua festa, e lá farei o convite para vires na minha também: “E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba”. João 7.37.
Quando ele partiu o pão e tomou o cálice comemorou a sua última páscoa, instituindo ali a primeira santa ceia, naquela ocasião participaram somente os seus amigos íntimos, os discípulos, porque eles responderam ao convite que fora feito a todos. Alguém ficou de fora do jantar? Não foi por falta de convite.
A igreja precisa viver intensamente Atos 2.42; 46, para estar de acordo com a vontade de Deus, pois precisamos partir o nosso pão no templo e em nossas casas com singeleza de coração, compartilhando as necessidades dos nossos irmãos em Cristo.
Querido leitor a tua alma tem fome e sede também, esta fome e sede espiritual leva muitos a alimentar-se de várias comidas de bela aparência, mas de qualidade duvidosa, outros ficam com a alma raquítica de tanto padecer pela fome, a tua fome inexplicavelmente insaciável é fome de Deus, nada poderá te saciar, somente Ele pode, Jesus é a comida que faltava no seu cardápio, Ele é um prato completo substituindo os outros, o aceite ainda hoje, então ele saciará a tua fome que não é outra, senão a fome de Salvação. Aceitarás o convite?
“Se quiserdes, e ouvirdes, comereis o bem desta terra”. Isaías 1.19.
Nenhum comentário:
Postar um comentário