REDE LIVRARIA

terça-feira, 14 de julho de 2009

CONVITE PARA JANTAR

Disse-lhes Jesus: Vinde, jantai. 
João 21.12a.


Um convite para jantar é a melhor oportunidade de aproximação entre as pessoas, quando comemos juntos nos tornamos íntimos de alguém, e quem convida faz menção de interesse na amizade do convidado. Façamos uma análise social do papel da comida nos relacionamentos, e veremos que: quem convida deseja alimentar, e quem aceita o convite deseja saciar a fome. Saciada a necessidade das pessoas ter-se-á, a partir daí, mais do que convidados, teremos amigos. Quando Jesus convida alguém para comer e beber revela a vontade de Deus: fazer amizade com o homem, e lhe conceder a oportunidade de ter intimidade com Ele.

A fome é uma das carências mais dolorosas da humanidade, e a falta de alimentos para quem tem fome chega a ser alucinante, o faminto tem a princípio uma tremenda inquietação física, que se for prolongada resultará num amortecimento, pouco a pouco da sua atividade, seguida da falência múltipla dos órgãos vitais.

Alimentar o seu povo e saciá-lo sempre foi propósito de Deus, pois em toda a sua palavra nós o encontramos cuidando da alimentação que será servida no jantar, na criação Ele produz os alimentos, no deserto envia o maná e as codornizes, na parábola da grande festa o convite é para todos, Jesus disse a seu respeito: eu sou o pão vivo que desceu do céu, e quem comer de mim jamais terá fome. Podemos Perceber claramente nessas passagens o caráter do Senhor como aquele que deseja prover todas as nossas necessidades, tanto físicas como espirituais.

O convite feito acima ocorreu às margens do mar de Tiberíades (mar da Galiléia), após uma noite cansativa em que os discípulos não pescaram nada, ao chegarem à praia encontram Jesus servindo o jantar, peixe assado na brasa e pão, e Jesus como um bom anfitrião serviu aos seus convidados exaustos e famintos, porque ele é o Senhor que provê, confie no Senhor, pois ele já tem tudo preparado. Imagine agora o local daquele jantar, na praia, onde é que ficam os melhores restaurantes? E as melhores mesas? Ah, na praia, e de frente para o mar. Um local escolhido com muito bom gosto.

Os melhores momentos da vida de Jesus, aqui na terra, foram compartilhados com as pessoas a mesa, ele participou tanto da mesa de pessoas importantes, como da mesa das pessoas discriminadas pela sociedade, os pecadores, como alguém que diz: eu vou à sua festa, e lá farei o convite para vires na minha também: “E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba”. João 7.37.

Quando ele partiu o pão e tomou o cálice comemorou a sua última páscoa, instituindo ali a primeira santa ceia, naquela ocasião participaram somente os seus amigos íntimos, os discípulos, porque eles responderam ao convite que fora feito a todos. Alguém ficou de fora do jantar? Não foi por falta de convite.

A igreja precisa viver intensamente Atos 2.42; 46, para estar de acordo com a vontade de Deus, pois precisamos partir o nosso pão no templo e em nossas casas com singeleza de coração, compartilhando as necessidades dos nossos irmãos em Cristo.

Querido leitor a tua alma tem fome e sede também, esta fome e sede espiritual leva muitos a alimentar-se de várias comidas de bela aparência, mas de qualidade duvidosa, outros ficam com a alma raquítica de tanto padecer pela fome, a tua fome inexplicavelmente insaciável é fome de Deus, nada poderá te saciar, somente Ele pode, Jesus é a comida que faltava no seu cardápio, Ele é um prato completo substituindo os outros, o aceite ainda hoje, então ele saciará a tua fome que não é outra, senão a fome de Salvação. Aceitarás o convite?
“Se quiserdes, e ouvirdes, comereis o bem desta terra”. Isaías 1.19.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...