REDE LIVRARIA

domingo, 19 de julho de 2009

UMA PROMESSA PARA CAIM


Uma promessa para Caim:“Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti?” (Gênesis 4.7a).

Deus não recusará a boa oferta de maneira nenhuma, nem mesmo que isso desagrade a alguém, afinal poderíamos pensar “que era só não ter aceitado nenhuma das duas ofertas, e então não haveria o problema”, se Deus fizesse assim não teria sido justo, e teria perdido a ambos, mas aceitando a boa oferta de Abel, imediatamente procurou corrigir a má oferta de Caim, para que esse mudasse de atitude, e também pudesse ser aceito.


Caim dava demonstração de que o desânimo tomara conta de si, e cabisbaixo foi deixando a ira e o ciúme corroer o seu coração, diante daquela situação, o Senhor amorosamente procurou ajudá-lo, fazendo-lhe a seguinte promessa: “se fizeres bem serás aceito”. Repare no "Se" de Deus, ele condiciona a promessa a uma atitute humana de querer refazer, para fazer melhor, não há espaço para desistências. Ora se pessoas mal sucedidas na vida voltassem a tentar, certamente nós teríamos mais vencedores. É normal que a derrota nos leve a cair em desânimo, sendo necessário encontrar alguém que nos ajude a levantar a moral como um bom amigo ou pai faria, Deus falou dessa maneira com Caim encorajando-o a fazer a oferta novamente. Querido leitor você precisa acreditar que as derrotas de hoje não necessariamente implicarão em novos fracassos amanhã, o amanhã trará novas oportunidades, novas batalhas serão travadas, e vitórias ainda melhores poderão superar outras já passadas. Deus estava dizendo a Caim que tentasse de novo, mas, dessa vez da maneira correta. Você fez algo para o Senhor, e acredita que não foi aceito? Não fique triste, nem desanimado, o Senhor te diz: “filho tente de novo da maneira correta”.


A inveja e o ciúme foram os principais sentimentos que permearam o coração de Caim, ele teve ciúmes de Deus e de seu irmão, ou seja, confundiu seu coração achando que Deus teria preferência por Abel, como se Deus preferisse alguém em detrimento do outro, isso é totalmente contrário a natureza de Deus, pois a sua palavra garante que ele não faz acepção de pessoas (Atos 10.34). Então o que faltou no sacrifício de Caim? É o que nos propomos a investigar... A resposta para essa pergunta estará em outra pergunta:


Conforme a declaração de Deus, o que é "o fazer bem?"


O sacrifício de Abel foi oferecido por fé, por isso nós vemos que a fé dá ao confiante adorador o título de justificado, as obras ofertadas são apenas as demonstrações da fé daqueles que adoram, pois o que estará sendo avaliado por Deus não será o sacrifício, mas a intenção do coração. Somente aquele que sonda os corações conhece se a nossa oferta é de gratidão, ou seja, fé em Deus que nos dá o que não podemos pagar. E somente Ele saberá se o nosso coração estará acreditando de maneira incorreta que Deus nos dá o seu favor, em troca de todos os serviços que prestamos para ele, ou seja, fé nas obras. (Hebreus 11.4).
É por isso que o sacrifício de Abel simboliza “o sacrifício vivo do cordeiro de Deus” para remissão dos pecados daqueles que crêem (João 1.29 e Hebreus 12.1), este é o sacrifício perfeito para aqueles que põem a confiança no Senhor. Já o sacrifício de Caim simboliza o esforço de todos aqueles que confiam nas suas próprias “obras mortas”, o esforço daqueles que põem a confiança nos seus próprios serviços.
Fazer bem é fazer com fé, uma fé grata pela graça alcançada, sabemos que nossa oferta não paga o benefício de Deus, mas mesmo assim a oferecemos agradecidos pela sua bondade.


A pior coisa que pode ocorrer a um ministro do evangelho é a inveja do ministério de outro, esse foi o caminho de Caim (Judas 1.11). Amado irmão se você esta passando por essa conflitante situação, mude imediatamente de atitude e de ânimo, comece orando para que o Senhor abençoe ainda mais o ministério do teu irmão, não faça como Caim que fingia amar a Abel, a inveja dele matou seu próprio irmão, e por que o matou? Porque as suas obras eram más, e as de Abel eram justas (1ª João 3.11,12).


Deus promete abençoar, porque o seu desejo é abençoar, mas, acaso o homem não queira ouvir a promessa de amor, então talvez ouça a palavra da advertência, antes que seja tarde demais: “E, se não fizeres bem, o pecado jaz a porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás” (Gênesis 4.7b).


Caim ignorou a voz de Deus, não quis atentar nem para a promessa nem para a advertência, ele deixou a inveja destruir e roubar coisas que não tem preço, como a amizade e a presença do seu irmão, e quase que aquele espírito maligno “da inveja” ia destruindo a primeira família da terra.
A oferta é boa se é de fé e esta Deus não rejeita, o homem é que se engana pensando que Deus não recebeu a oferta porque ele não é digno ou porque ela aos seus olhos é tão simples. Na verdade nenhuma oferta por ela mesma seria boa o suficiente, pois Deus não precisa de nada. É por isso que confiar em nossa própria capacidade será sempre decepcionante, mas, confiar no Deus que dará vitória àqueles que confiam no Senhor será sempre emocionante.


Caim desprezou a promessa de Deus e matou o seu irmão Abel. O sangue do inocente Abel ainda clama por justiça e a justiça divina será feita ao tempo determinado, quando ela requererá a responsabilidade do infrator. Mas, ainda é tempo de misericórdia, pois hoje é tempo de amar aos caídos como Caim, por isso Deus pôs nele um sinal para que ninguém o matasse em vingança, pois queria livrá-lo da morte, que sinal seria esse senão o sinal do amor? Sinal do Amor de um Deus que aborrece o pedado, mas, ainda continua amando o pecador e deseja lhe perdoar os pecados. Não faça como Caim que fugiu da face do Senhor, ele fugiu do único que poderia ajudá-lo. Deus procurava por Caim e Caim fugia de Deus, nunca confessou os seus pecados e desprezou o perdão do Senhor perdeu a oportunidade que lhe foi dada (Mateus 23.35; Lucas 11.51; Gênesis 4.15,16), mas, “Se fizeres bem, ainda haverá aceitação para ti” (Gênesis 4.7a) se você assim fizer e com fé se aproximar do altar do Senhor, Ele te aceitará, e então, Ele escreverá um final feliz para a tua história.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...