REDE LIVRARIA

sábado, 2 de maio de 2009

IDOLATRIA

O problema das pessoas com a idolatria não é tão simples assim como parece, mesmo uma pessoa culta, e estudiosa da palavra de Deus, pode cometer um equívoco analisando a idolatria de maneira simplória. Não podemos nos esquecer do texto de Hb 11.1, pois nós esperamos aquilo que não vemos. Andamos por Fé e não por vista, assim ensinou o Apóstolo Paulo. Jesus também ensinou que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em Espírito e em verdade.
Não estou discutindo o gosto pessoal pelas artes, cada pessoa tem seus próprios gostos e a adornar a sua casa como bem quiser, nós evangélicos e protestantes também temos. Mas eu duvido que um Católico entre na sua igreja como se fosse visitar um “MUSEU”, já visitei museus e nunca vi ninguém pedir nada ao Van Gogh, ou a Picasso.
Infelizmente as pessoas não vão ali contemplar as imagens apenas para extrair inspiração e deleite, elas os tratam como uma espécie de “telefone” com o qual podem fazer contato com esse ou aquele santo, se não é assim, então o porquê dos pedidos, das promessas, e dos votos que são feitos aos santos? Guardo com carinho e saudade as fotos dos meus familiares que partiram deste mundo, mas jamais mencionei uma oração a qualquer um deles.
Eu sou Nordestino, e aqui não é diferente do resto do Brasil, é só dar uma olhada na tradição, e veremos que as pessoas levam a sério os seus santos, você já viu uma romaria? Acredito que sim. Já viu os sacrifícios que são feitos? Acredito que sim.
Outrossim, é ainda mais lamentável o sincretismo religioso aceito pela igreja católica, ela deveria ter lutado pela “pureza” das imagens dos seus “santos”, tão associados ao culto das entidades afro-brasileiras, ainda presente nos nossos dias. Não sou contrário a liberdade de culto dos amados católicos, ou dos amados afro-brasileiros, vocês têm a liberdade de adorar quem vocês quiserem, só acho uma irracionalidade falar com pedras, madeira ou gesso, materiais de que são feitos as imagens inanimadas.

Nós estudamos história do Brasil, e sabemos que os Negros escravizados morriam de Banzo, ou seja, de saudade, o culto das entidades africanas era proibido, se a igreja não autorizou o sincretismo, também não fez nada para impedir, porque faltou força nos seus líderes para punir os Senhores de Engenho contra a escravatura, porque os senhores que eram católicos e $ contribuíam $ para a igreja. Portanto, se não fomos responsáveis pelo sincretismo, o aceitamos passivamente, pois afinal os negros pararam de morrer, e a economia da colônia estava salva, porém salvar as almas deles parece não ter sido do interesse da maioria. O fato é que aqueles Negros nunca foram verdadeiramente convertidos ao catolicismo, porque não podiam entender que o deus do senhor do engenho, aceitasse que esses tratassem aqueles como seres inferiores. Trataram os Negros como Jesus foi tratado quando foi preso, com açoites, prisões e morte, tudo isso foi feito com a aprovação e os olhares indiferentes de muitos religiosos da época (os senhores de engenho) e das suas lideranças (igreja católica da época).
Quanto ao desejado “ecumenismo” seria bom se os católicos parassem de tentar realizá-lo por força de homens, porque ele já foi profetizado por Jesus em João 10.16, Jesus afirma nesta passagem que tem outras ovelhas em outro aprisco, que Ele no tempo determinado (arrebatamento da igreja) agregará estas com aquelas e haverá um só Pastor e um só rebanho, só Jesus tem o Poder e somente ele ajuntará o seu rebanho naquele dia.
Quanto ao fato de termos várias igrejas cristãs é Bíblico, são sete cartas dirigidas às sete igrejas da Ásia (você pode encontrá-las no livro do apocalipse) a igreja católica também é uma delas, contudo cabe aos seus membros e aos seus líderes se examinarem, e vê em qual daquelas igrejas bíblicas da Ásia eles estão inseridos, julguem-se a vocês mesmos. Eu vou fazer meu exercício de auto-exame para ver se ainda estou na Fé. Faça você também o exercício, leia Apocalipse capítulos 2 e 3 completos, quem lê estes capítulos vê a si mesmo como num espelho.
"Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?" Gálatas 3: 2,3.
Amo os católicos e todos os das demais religiões, compartilharia meu trabalho com eles se assim fosse preciso e se estivesse certo que esta era a vontade de Deus, mas JAMAIS eu deixaria que viessem a duvidar sobre a quem pertence o meu coração, pois eles poderiam suspirar em rogos a Maria pela minha conversão a senhora deles. Não temo por isso, pois o meu coração esta guardado, e é daquele que não tem princípio nem fim Jesus Cristo, por isso nada me separará do seu amor.
Oro por todos vocês.
Na graça e paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

2 comentários:

Anônimo disse...

bom dia pastor,

se puder visite o blog www.calcinhasnobox.blogspot.com

Lá Jesus é sempre motivo de piada.

Precisamos acabar com isso.

Ass. Clara

Teologia Bíblica disse...

Amada leitora.
A paz do Senhor.
Obrigado pela visita.
O maior perseguidor do evangelho foi "Saulo" até que um dia ele conheceu Jesus e se tornou "Paulo", então passou a ser perseguido...
Toda vez que postamos a palavra de Deus na internet combatemos as trevas com a luz do evangelho. Jesus disse: Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Eis aí o motivo pelo qual eu posto, eu quero ajudar as pessoas.
Farei uma visita no blog e deixarei um convite para que a Autora também conheça o meu blog, e assim também conheça a verdade absoluta do evangelho "Jesus Cristo".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...