REDE LIVRARIA

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Pelos seus frutos...

"Certa vez a verdade e a mentira foram passear juntas. Passaram perto de um belo lago, e o dia estava quente. A mentira falou à verdade: ‘Venha, vamos nadar juntas, está um dia tão bonito.’ A verdade respondeu: ‘Sim, vamos nadar.’ Ambas se despiram, e a verdade pulou na água antes da mentira; a mentira ficou fora da água, pegou as roupas da verdade e sumiu. Desde então, a mentira anda por aí com as roupas da verdade, mas a verdade é considerada mentira."

Disse Jesus: "Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores." Mt 7.15.

O evangelho traz as "boas novas" para a humanidade, traz também consigo uma grande responsabilidade para o pregador e para o ouvinte. Ambos devem provar com calma a mensagem falada, e a sua fidelidade.
Haja vista que julgar o livro pela capa será uma hipótese descartada, como poderemos reconhecer o verdadeiro e o falso profeta?

Conforme Mt 7.16-20, Jesus ensina que se conhece uma árvore pelos frutos, não se pode colher uvas dos espinheiros, nem figos dos abrolhos, ou seja, uma árvore má não pode dar bons frutos. Pesquisei um pouco sobre estas duas árvores, o espinheiro e o abrolho, utilizados por Cristo nesta comparação, conhecer um pouco destas plantas nos ajudará na compreensão desta passagem.

Abrolhos

A referida planta que se mostra na imagem, os tais abrolhos. Designada cientificamente por Tribulus terrestris, esta planta, comum na Península Ibérica, é um dos vegetais mais caluniados na poesia de língua portuguesa. O fato de o nome rimar com olhos não é apenas uma feliz coincidência poética, a designação vem de «abre os olhos», um aviso adequado a uma planta com um fruto espinhoso, sobretudo para quem andasse descalço pelos campos. Fonte: http://caisdegaia.blogspot.com/2007/04/em-abrolhos-com-os-olhos-bem-abertos.html

Pirliteiro ou Espinheiro Branco

O pirliteiro é uma bela árvore de médio porte, podendo chegar a atingir cerca de 8 metros, folha caduca, ramos espinhosos (daí um dos nomes porque é conhecida em Portugal; espinheiro alvar), pequenas flores brancas da família das rosáceas e frutos comestíveis de um vermelho vivo semelhante a maçãs minúsculas, é uma árvore robusta podendo viver até aos 500 anos.
O seu nome científico Crataegus laevigata ou Crataegus monogyna (mais cumum entre nós) vem do grego kratos que significa força, isto deve-se à extrema dureza da sua madeira. Especialmente nos países nórdicos é muito utilizada para fazer sebes vivas (cercas de arbustos).
Há historiadores que dizem que os espinhos da coroa de Cristo eram de ramos de pirliteiro. Fonte: http://www.portaldojardim.com/

O fruto corresponde a natureza da árvore, conforme a sua espécie, como vimos o "abrolho" produz um fruto espinhoso, e o "espinheiro" tem ramos cobertos de espinhos que protegem seus frutos. Em ambos os casos percebemos que as pessoas atraídas por seus frutos são feridas pelos seus espinhos. Esperamos que uma fruta seja agradável a vista e ao paladar, porém no caso do fruto do abrolho e do espinheiro esta sensação é substituída pela dor, podemos compará-la a decepção que encontramos num discurso hipócrita.
A palavra pregada deve estar atestada por bons frutos na vida do pregador, e os frutos são as nossas próprias obras, e o nosso testemunho pessoal.
Haja vista que a natureza de todo homem é carnal e pecaminosa, então ser-lhe-á próprio produzir frutos ruins, conforme a suas próprias concupiscências, mesmo que um abrolho se esforçasse não conseguiria produzir figos, nem um espinheiro se esforçando muito conseguiria produzir uvas, isto é por causa da sua espécie e natureza, que ela por si só não pode mudar. Alguns pregam a regeneração pelo esforço próprio, pela abstinência, pela auto-flagelação, tentando uma mudança de natureza de fora para dentro.
A natureza do homem nascido de novo é espiritual, vem de dentro, já a natureza de todos os demais homens é carnal. Ninguém pode mudar a sua própria natureza, a não ser que esta seja regenerada pelo Senhor.
Do interior do homem, isto é, do seu coração, é que provém os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, etc. Sabemos também que a boca fala do que o coração esta cheio, e o que sai dela é o que o contamina.
Podemos então conhecer um homem pelas suas palavras e pelas suas obras. Porém ninguém poderá produzir bons frutos se não estiver em Cristo (Jo 15.1-8). Como posso saber se estou em Cristo? Andando como Ele andou. "Aquele que diz que está nele também deve andar como ele andou" 1 Jo 2.6.
Qualquer um que pregando o evangelho da paz continuar vivendo uma vida dissoluta no pecado, constitui a si próprio num falso profeta e a parte dos tais será no fogo eterno (Mt 7.19, 21-23; Jo 15.2, 6 e Gl 5.19-21).

Já aquele que deixando o pecado busca ser aperfeiçoado por Deus, receberá dEle o caráter de Jesus Cristo personificado em nós na manifestação do fruto do Espírito Santo (Gl 5.22-24).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...