REDE LIVRARIA

domingo, 15 de fevereiro de 2009

A POSTURA CORRETA DO SACERDOTE: HEBREUS 5. 1-5

A postura correta que Deus escolheu para qualquer sacerdote (pastor) e também para a sua igreja: aborrecer o pecado reprovando a conduta pecaminosa, sem jamais permitir, qualquer maneira de ataque, ofensa, acusação ou humilhação a qualquer pessoa, pois no evangelho todas as acusações são canceladas Cl 2.14, não importa quem você era, o que realmente importará é em quem Ele irá te tornar: “uma nova criatura” 2a Co 5.17.

Em Hb 5.1-5 o sacerdote se compadecendo do pecador, se imagina na condição do tal, e lembra que o Senhor se compadeceu dele também. Ele tratará o pecador com ternura, assim como ele mesmo gostaria de ser tratado, na esperança de que o pecador veja a expressão do Amor de Deus manifestada em sua vida, e venha a arrepender-se alcançando a misericórdia do Senhor. Mesmo aborrecendo o pecado não deixará de se posicionar incondicionalmente a favor do pecador, orando por ele e com ele, a ternura e a compaixão serão belíssimas insígnias em um verdadeiro apascentador.

O fato mais maravilhoso que vi neste trecho do livro de Hebreus, foi que Deus não escolheu homens perfeitos para cuidar de homens fracos, mas escolheu homens rodeados de fraquezas e os constituiu a favor de outros tão fracos quantos eles, a fim de que todos conhecessem e usassem da misericórdia. Usar da misericórdia não significa ocultar o conhecimento do pecado, mas revelá-lo buscando levar o homem ao arrependimento e a reconciliação com Deus, e então aceitar o irmão arrependido no nosso meio, recebendo-o como gostaríamos de ser recebidos: “Amado irmão, amada irmã, nós te amamos e não queremos te perder para o mundo.”

Falar das conseqüências do pecado não é o mesmo que falar do pecador, esconder as conseqüências é que não é o verdadeiro amor, mas falar das conseqüências sem também falar que há esperança para o pecador é sadismo. Em Rm 6.23
encontramos: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor”. Num mesmo versículo a “morte” e a “vida”, Deus jamais em toda Bíblia falou das conseqüências do pecado sem oferecer um escape, uma esperança para aqueles que contritos e abatidos o buscassem.

Como devo proceder se sei que o meu irmão esta pecando? Deve-se encaminhá-lo, ou seja, ajudá-lo a voltar para o caminho com espírito de mansidão, e olhar para si mesmo para não ser tentado também. Alguns correriam para dizer ao Pastor, ou fariam fofoca na igreja inteira, mas não é assim a recomendação de Deus em Gl 6.1.

O aborrecimento de Deus com o pecado, não deprecia, nem diminui o seu AMOR INCOMPARÁVEL pelo Homem! (Deus amou o mundo de tal maneira... Jo 3.16). O evangelho não condena a ninguém, Deus a ninguém julga (Jo 5.22), Jesus a ninguém condena (Jo 8.11), embora tenha o juízo Jesus a ninguém julga (Jo 12.47), A palavra de Jesus é que julgará o homem no último dia (Jo 12.48), nem o Espírito Santo condena o homem, Ele convence do pecado da justiça e do juízo (Jo 16.7-8).

A Bíblia diz que a luz (Jesus) veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas (a escuridão esconde os nossos pecados que não queremos confessar a Deus), este “amor as trevas” é que é a condenação, a escolha de aceitar a salvação “amar a luz” ou se auto condenar “amar as trevas” é particular. Todos pecaram e não haveria chance para ninguém se Deus não entregasse o seu filho. Agora a oportunidade é a mesma, Deus não condena ninguém, o homem é que rejeita a ajuda Dele, e esta é a condenação: “a humanidade amou mais as trevas”. Sim a Salvação é suficiente para todos, mas a escolha é pessoal, particular e intransferível. Jo 3.16-19.

A tua decisão te trará conseqüências? Ou o favor e a beneficência? Não rejeite a Salvação, mas ainda que você rejeite, saberás que Ele jamais te rejeitou. Cada dia da tua vida e os que ainda vais ter são provas irrefutáveis de que Deus continua te amando e esperando por ti.

3 comentários:

Marcello de Oliveira disse...

Shalom!

1. Amado Sidney que você continue sendo este instrumento nas mãos do Eterno. Paulo disse em II Co 13.8 : " Nada podemos contra a verdade, senão pela verdade.

2. Deus lhe alargue os horizontes!

abraços, Pr Marcello de Oliveira

P.s veja a estréia do meu singelo blog:

http://davarelohim.blogspot.com/

Teologia Bíblica disse...

Amado Pr Marcello.
A paz do Senhor estarei visitando seu blog em breve. "Deus é luz, e não há nele treva nenhuma" 1ª Jo 1.5
O caráter de Deus é absoluto e sem variações, a sua luz nos revela a verdade, pois Jesus Cristo é a verdade absoluta.

Ev.Jailson Trajano disse...

Muito edificante seu blog amado Sidney!
PAZ!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...