REDE LIVRARIA

segunda-feira, 25 de julho de 2011

JOHANNES KEPLER: A ORAÇÃO DO CIENTISTA

Johannes Kepler (1571-1630), Orações para Deus Criador em Harmonices Mundi (Harmonia do Mundo, 1619)

Eis um belo testemunho escrito pelo alemão Johannes Kepler (1571-1630), um dos criadores da moderna Astronomia. Ele escreveu estas palavras na obra "Os quatro Livros da Harmonia Celeste", escrito no final de sua vida. Elas são um verdadeiro hino de louvor e de reconhecimento à existência e da majestade de Deus.

"Antes de deixar esta mesa, sobre a qual fiz todo o meu trabalho, só me resta levantar os olhos e as mãos aos céus numa humilde prece ao autor de toda a luz. A Ti, que pela luz sublime que espalhaste por toda a Natureza, elevas a nossa alma até a luz divina da tua graça, para que sejamos um dia transportados à luz eterna da tua glória, dou graças pelo que experimentei no êxtase em que me precipitou a contemplação da obra das tuas mãos. Findo se acha o livro que contém o fruto do meu trabalho. Nele entreguei toda a soma de inteligência que me deste. Proclamei, perante a humanidade, toda a grandeza da Tua obra, dei-lhes os testemunhos, tanto quanto meu espírito finito me permitiu aprender da tua grandeza infinita."

"Grande é Deus, grande é a sua força, infinita a Sua Sabedoria. Louvai-O, céus, louvai-O sol, lua e planetas, louvai-O harmonias celestes, e tu também, ó minh'alma, louva o Senhor, teu Criador, pois tudo vem Dele, tudo existe pôr Ele, tudo está nEle, tanto as coisas sensíveis e as ininteligíveis, daquilo que ignoramos profundamente, como também a parte insignificante das coisas que sabemos."

As provas da existência de Deus são por demais visíveis, nenhum homem pode alegar que não crê por não haver nenhuma razão para que ele creia. As razões são inúmeras.

Fonte: J. Kepler, Epitome of Copernican Astronomy and Harmonies of the World, translated by C. Glenn Wallis, Prometeus Books, New York, 1995, Book V, cap. 9, p. 240 e cap. 10, p. 245.
Texto Latino Original: J. Kepler, Harmonices Mundi Libri V, lib. V, capp. IX e X, em Gesammelte Werke, vol. VI, Munchen 1940, pp 362-363 e 368.

Um comentário:

Jan Samuel disse...

Oração para a Noruega
Caros amigos no Brasil
Por favor, orem por aqueles que sofreram o ataque terrorista
aqui na Noruega
Há tristeza em nosso país
Saudações
Jan Samuel
Deus os abençoe queridos amigos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...